quinta-feira, 14 de maio de 2009

O CORTIÇO II - 2ºE.M.

SEGUE A ADAPTAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS DO 2º E.M.

O CORTIÇO.....

CONTO - 9º ANO- TAINÁ

SEGUE A VERSÃO ORIGINAL: ( SEM CORREÇÕES)


Cada um pagará pelo que fez


Editora PANDOCA



Capítulo I

Gilda é uma mulher dedicada à seu marido Félix, e à seus filhos Gabriel de 12 anos e Maíra de 18 anos. Gilda é trabalhadora e tem um pequeno comércio na cidade, Félix atualmente está desempregado. O casamento dos dois está em crise, ainda mais com o desemprego de Félix as coisas só pioravam. Gilda já estava cheia das contas, de sustentar a casa, e até mesmo cheia de seu marido.
Um dia, com a ajuda de sua amiga, Gilda conheceu um homem chamado Ronaldo. Ele era bonito, interessante e rico. Ela se encantou por ele.





























Capítulo II

Ronaldo, que era um agente secreto, se aproximou dela, os dois conversaram, e se apaixonaram à primeira vista.
Depois de várias semanas, Gilda e Ronaldo começaram a ter um caso, e se encontrar com freqüência, ela tinha um interesse financeiro e amoroso em Ronaldo. Félix era um pouco agressivo, e Gilda sabia do risco que estava correndo.
Mesmo assim, Gilda não desistia de Ronaldo. Félix começava a desconfiar de sua esposa, mas preferiu ficar em silêncio e juntar provas primeiro, para quem sabe depois tomar alguma decisão.
Gilda e Ronaldo já suspeitavam que Félix estava desconfiando do caso dos dois, então, tinham um plano em mente.



























Capítulo III

Quando Félix descobriu realmente que estava sendo traído por sua mulher, ele ficou furioso. Ele juntou algumas provas, estranhava que sua mulher saia de casa e não dava explicações concretas de onde ia, entre outras coisas.
Gilda e Ronaldo planejavam matar Félix assim que ele descobrisse, para possivelmente evitar que acontecesse algo com Gilda. Então, como planejado e aproveitando que Gabriel e Maíra não estavam em casa, realizaram o plano na casa de Gilda, quando Félix estava distraído. A dupla enterrou o corpo no quintal e eliminou qualquer tipo de provas existentes do crime, para não acontecer algo com eles.
Para os filhos de Gilda, falaram que Félix foi embora e não deu motivos de onde foi. Os meninos estranharam muito o sumiço do pai, mas não entraram em detalhes, pois afinal, Félix não era um bom pai e um bom marido.
Passando-se algumas semanas, a polícia que procurava um criminoso escondido na região, investigou a antiga casa da família, assim como todas outras, mas que não habitava mais ninguém, pois a Gilda, o Gabriel e a Maíra se mudaram para a casa de Ronaldo, e acabou descobrindo que havia um corpo enterrado no quintal, então resolveu investigar.
Investigando, a polícia descobriu que o corpo enterrado era de Félix, e estranhando que fazia um mês que ele tinha sumido sem dar satisfações, e que Gilda e Ronaldo começaram a ter um caso e se mudaram com os filhos Maíra e Gabriel.
Então, a polícia prendeu Gilda e Ronaldo, pois concluíram que eles foram os criminosos. Como Maíra já era maior de idade, e já podia tomar conta de seu irmão que já tinha 12 anos também, eles começaram a morar sozinhos e receber uma ajuda da família, apesar de já serem ricos. Maíra e Gabriel viveram bem, enquanto foi feita a justiça para Gilda e Ronaldo, que pagaram por seu crime.







Dedicatória

Dedico este livro ao meu querido professor de português Ricardo Henrique Clemente, porque se não fosse ele eu não teria escrito esse livro, e também aos meus queridos leitores.
E com o livro, eu quis mostrar que o melhor caminho não é a violência, e sim a paz. Porque fazendo a coisa certa ou errada, nós pagaremos pelo que fizemos algum dia.

CLUBES - 8ºANO....

COMO SABEMOS O TEXTO ESCRITO É MUITO IMPORTANTE NA LÍNGUA PORTUGUESA. BASEANDO-SE NESTA TEORIA... OS ALUNOS DO 8º ANO DESENVOLVERAM ALGUNS CLUBES E SUAS REGRAS.

SEGUE ABAIXO A APRESENTAÇÃO DESSES CLUBES SUPRACITADOS....

CONTO- RAFA- 9º ANO

SEGUE MAIS UM CONTO ( VERSÃO ORIGINAL- SEM CORREÇÕES)





Dedicatória

Este livro é dedicado aos alunos interessados e ao professor Ricardo Clemente



Agradecimento

Agradeço ao meu professor Ricardo que me deu essa oportunidade de estar fazendo um pequeno livro de um conto policial.
















Num certo dia estava John na portaria de um prédio, pois ele era um porteiro responsável e muito rígido com tudo que fazia. Tinha o controle das pessoas que entravam e saiam daquele prédio. Quando aconteceu um grave acidente em um dos apartamentos. John como não deixava nada passar, foi ver o que tina acontecido. E era o apartamento que tinha o número que era o mesmo em que John fazia aniversário. De repente o pobre do porteiro tinha descoberto que tinha caído em uma armadilha. Nunca mais ouviram falar do John, o porteiro. Como na sociedade conheciam John, se espantaram por não terem mais visto ele. Então decidiram contratar um grande mestre da área de peritação. Um perito que ajuda-se a descobrir a verdadeira morte de John. Toda noite os vizinhos ouviram um barulho vindo do quarto onde John estava morto. decidiram então chamar o perito Sr. Wally . Sr. Wally decidiu então passar uma noite no quarto onde esta um radio e o corpo.
Passou a noite, chegou o dia, o Sr. Wally não tinha ouvido nada... então decidiu entrevistar todos os amigos que John tinha mais afinidade. Entrevistou até mesmo o garotinho que John dava comida todos os dias.
Um certo dia o perito , decidiu fazer uma pequena investigação no quarto, para ver se o assassino tinha deixado alguma pista mais concreta. Olhou nos armários, olhou até mesmo na geladeira. Até que conseguiu achar a misteriosa pista, que poderia incriminar qualquer um. A faca que matou John. A arma usada no crime estava dentro do bolso direito da calça de John. O Sr.Wally pegou as digitais marcadas na faca e levou direto no laboratório especializado nessa are. Só que o Sr. Wally tinha esquecido de um certo detalhe, as filmagens de segurança do prédio, que mostra dês da hora em que o porteiro saiu até a hora em que ouvi o barulho de sua morte.
O Sr. Wally viu na fita que não havia ninguém entrando ou saindo. Chegou o dia de desvendar o mistério, chegou o dia de saber de quem eram as digitais na faca, a arma usada no assassinado de John Perera Filho. As digitais da faca, o rádio tocando toda noite...
O Sr. Wally descobriu que as digitais da faca eram do próprio John. Mais então, depois que a noticia foi anunciada, eis uma que não quer calar...”Quem ligava o rádio e por que John se matou?”

terça-feira, 12 de maio de 2009

CONTO POLICIAL - CAROLINA ARRUDA

SEGUE OUTRO TEXTO COM A SUA FORMATAÇÃO ORIGINAL ( SEM CORREÇÕES):

“Dedico este livro a todos os leitores”,
para eles também dedico um pedido
de desculpas, por possível indignação
ao final da leitura”.

Parte I
Já não conseguia se livrar desse velho vício, era o único da família que sustentava a mania. O hábito já era maior que ele, e muito rotineiro, passava despercebido dentro de seu dia-a-dia.
Apagava o cigarro, e o que restava ele deixava, como de costume, em cima de um pires ou dentro de uma xícara, que tinha servido para sustentar outra força de seu hábito, o café.Isso toda a família herdava...
Era nisso que pensava quando saiu do apartamento, pegou o elevador para levar Dunk ao veterinário.O cachorro conseguira prender a orelha na porta e deixar boa parte lá.Dunk colaborou imensamente para que a roupa do dono se tingisse de vermelho.
Saía da portaria, era feriado de Tiradentes, o prédio realmente se encontrava abandonado de moradores e zelador.Neste momento se deparou com a cena: Corpos boiavam na piscina.Naquele momento podia escutar o tilintar das pulseiras de Cassie, sua prima além de ser sua grande paixão.Tudo indicava
que tinha sido esganada.Aquela cena era realmente necessária?
Seu cachorro, Dunk, se aproximou para “farejar a cena”.Os longos cabelos de Cassie caíam como um tapete na piscina, e seu pescoço delicado tinha marcas feitas por mãos insensíveis e brutas.Ao seu lado boiava outro corpo, com pele coberta de sangue e sem mãos.
Corina, meia-irmã de Cassie, era, verdadeiramente, muito bonita, era o tipo de beleza que deslumbrava. Porém não naquele estado.Já não era possível ver os chamativos olhos verdes, a pele bronzeada e...Doces mãos.
Realmente, aquilo fazia uma confusão mental, junto com a piscina que se tingia de vermelho vivo.
Os olhos de seu pai, que acabara de chegar, revelavam temor.O velho Ícaro, investigador policial, sentia muita dor, e se via deslocado, pois sabia que seria o responsável pela investigação do crime.
A solução era desvendar.








Parte II
As ambulâncias, com o insuportável barulho das sirenes, levavam os corpos. O resultado sairia amanhã.Qual das duas teria matado a outra? Como teria sido o crime? As perguntas latejavam na cabeça de Ícaro, que até agora estava evitando a investigação no quarto onde havia a janela que os corpos foram atirados.

Parte III
-Pai?Já saiu o resultado da autópsia?
-Sim, filho, esse crime me parece impossível.Tem certeza Giulliano que enquanto pegava Dunk não viu nada? Porque tem um terceiro envolvido, o coração das duas parou no mesmo momento, há mais ou menos 30 horas atrás, com a diferença entre um e dois segundos, nem o pescoço esganado ou a hemorragia das mãos foram as causas, a perícia não identificou qual foi o motivo real das mortes.Mas já foi tirado um peso da consciência não houve nenhum crime entre irmãs, suas primas no caso, que era o imaginado pelas rivalidades entre as duas.Serão necessárias provas no local do crime.

Parte IV
Fosse o que fosse, Ícaro sabia que o assassino não poderia mudar nada no quarto, ele tinha a chave e havia trancado.
Já estava mais do que na hora de enfrentar a aflição de ir ao local do assassinato das sobrinhas.Era impossível esconder o temor que aquilo lhe causava.
Passou por todos os cômodos do apartamento, sala, cozinha, banheiro...Todos em extrema ordem, como se estivesse à venda e fosse de uma família feliz.Sem vestígios da noite que não precisava ter acontecido, e logicamente sem crimes, exceto o quarto que tanto evitara.
O susto foi grande, o quarto estava limpo, o equipamento não encontrava nem impressões digitais nem marcas de sangue, porém um detalhe quase lhe passa despercebido.
Um vício se torna parte de você, ou até você mesmo.


-

CONTO POLICIAL - NICOLLE

SEGUE UM CONTO EM SUA DIAGRAMAÇÃO ORIGINAL ( SEM CORREÇÕES) :

O Grande

Golpe







Autora: Nicolle Amorim da Silva

Editora: Rosa Nery

Sumário









Apresentação..........................................................01

As estratégias.........................................................02

A prática................................................................04

A descoberta............................................................07

O grande final..........................................................09





O Grande Golpe
Nicolle Amorim da Silva



A autora Nicolle começou a escrever alguns textos a partir de seus 11 anos de idade, fazendo algumas narrativas, contos pequenos. Depois com 13 anos começou a fazer dissertações e publicá-las no seu portifólio para todos poderem ver. A partir daí seu grande professor de Português, Ricardo Clemente, a fez um grande desafio: escrever um Conto Policial, “O Grande Golpe”.



Conta à história de uma empresa grande, que alguns de seus funcionários tenta dar um golpe grandioso que iria falir a grande Amorin’s.

A partir daí, leia o Conto.





Agora eh o conto.




Apresentação








Todos estavam trabalhando na empresa Amorin’s, como sempre. Isabella secretária da Melissa, Pedro gerente de marketing, Camila da lanchonete, Mariana presidente, Paulo da recepção, Mônica à faxineira entre outros funcionários.

-Isabella, quero aquele relatório do Doutor Carlos aqui na minha mesa em dez minutos!

-Já estou a caminho! _diz em voz baixa: sua vaca!
Mariana sempre conduziu sua empresa da melhor forma, sempre pensou antes de dar qualquer passo. Pedro muito ambicioso sempre querendo mais e mais. Camila a sempre divertida da turma, burra burra. Paulo sempre com ar sério de desconfiado. Mônica nunca foi de muitas palavras, só o necessário.

























As estratégias







Uma noite Melissa e Mariana saíram para jantar, como eram muito amigas:

-Aquela Isabella! Vou te contar, nunca uma menina tão sonsa quanto ela! Como enrola pra fazer as coisas!

-Você tem que dar um jeito nela, para ela nunca mais esquecer seus deveres.

-É, eu já pensei nessa possibilidade. Vou ver.

No dia seguinte as coisas na empresa estavam meio tensas, todos estavam meio apreensivos e bem pensativos.

Mais à noite se reúne Pedro Isabella e Camila:

-Hoje a empresa estava estranha, fiquei preocupado. _diz Pedro.

-É? Eu nem percebi, lá na lanchonete todos estavam com fome como sempre.

-Ah Camila como você é burra! Estamos falando da parte administrativa. _ diz Isabella. Acredito que Melissa e Mariana estão tramando algo.

-Será? O que elas pretenderiam? _ diz Pedro.

-Não sei... Roubar a empresa talvez. _diz Isabella.

-Nossa! Como elas conseguiriam tirar e empresa daqui? É tão pesada!

-Ah Camila! Cala a boca!
-Mas como será que elas conseguiriam essa proeza? Sem ninguém perceber a trama?

-Como elas têm cargos altos na empresa, pode ter acesso à conta empresarial. Assim transferindo o dinheiro para sua própria conta, falindo a grande Amorin’s!

-Ah! Entendi! Mas sem querer ser incomodo, como você sabe desse plano?

-Eu apenas sei.







































A prática







-Mas você sentiu falta de algo importante?! Um outro dia Pedro chega à empresa mais cedo que o normal, vai à sala da Mariana, procurar uns documentos muito importantes . Depois de um certo tempo chega Mariana à sua sala e o encontra e pergunta:

-O que é que você está fazendo na minha sala mexendo nas minhas coisas?

-É que... Estava procurando uns documentos para poder enviar à empresa que vai fazer a festa de inauguração do novo produto.

-Ah ta! Mas da próxima vez peça a mim.. _ diz Mariana preocupada.

Pedro sai da sala e diz em voz baixa:

-Uffa! Ainda bem que peguei a tempo!

Depois na hora do almoço se reúne Melissa e Mariana:

-Hoje de manhã encontrei o Pedro mexendo nas minhas coisas.

-E o que ele queria?

-Disse que estava atrás de uns documentos.



-Sim. Do número da conta da Suíça.

-Mas você acha que foi ele?

-Não sei. Ainda estou meio desconfiada.

Ao mesmo tempo almoça Pero e Isabella juntos.

-Conseguiu?

-Consegui. Mas foi por pouco! Quase que ela me vê pegando. Sorte que ela me viu só mexendo em outros documentos.

-Tá! Então me dá logo, que eu vou ao banco ver uns dados ainda hoje.

-Ok!

Depois do término de expediente Mariana pergunta a Pedro:

-Conseguiu o que queria com os documentos?!

-Sim!

-Tá...

Logo depois Pedro vai falar com Isabella:

-Você vai ao banco agora?

-Vou, e não me espera no restaurante, depois que eu for ao banco vou direto para casa.

-Ok.

No dia seguinte, todos estão trabalhando normal, menos Paulo aparentava estar com muito medo, como se estivesse escondendo algo.

-Paulo? Você está bem?!

-Tô sim!

-Tá._diz Pedro –se dirige a Isabella.

-Ontem deu tudo certo ao banco?

-Sim.

-Então depois me passa o número da conta.

-Pra quê?!

-Ora, pra eu também poder a movimentar, ou você acha que fez tudo sozinha?!

-Tá! Depois eu te dou, agora vai trabalhar. Ah! Só uma coisa: você acha que a Camila merece algo?

-Não. É melhor que assim sobra mais dinheiro.

Na mesma hora estava conversando Melissa e Mariana em outra sala:

-Já achou o número da conta?

-Não, ainda não. Estou com um mau pressentimento.

-Acho que deveria falar com o Pedro. Só você e ele... Vai lá sabe se ele abre a boca...

-É, vou fazer isso mesmo, e agora!

-Ok! Já estou saindo.

-E aproveita e peça à secretária que mande o chamar.

Entra Pedro na sala.

-Pedro, lembra ontem quando você entrou em minha sala para pegar alguns documentos?!

-Sim. Perfeitamente

-Então sumiu o número de uma conta daqui da empresa. Você sabe de algo?

-Não sei não.

Mariana começa a desabotoar a blusa, soltando seu cabelo, fazendo provocações a Pedro

-Tem certeza?

-Cl... Claro que tenho! _ olhando sem parar para os seios de Mariana.

Mariana só de sutiã diz:

-Vai abre o jogo pra mim! Eu sei que você quer dar um golpe aqui na empresa! E eu quero participar...Quero sair daqui rica! Como você..

-Com.. Como você descobriu?

-Eu não sou idiota! Agora vem aqui!

Os dois se agarram loucamente.

-Oh! Vê se não se esquece de mim hein! Se não... –mostra um gravador a ele- Eu acabo com você.

Pedro espantado:

-Tá bom! Mas por favor, não conte a ninguém! Sai da sala.

Na hora do almoço Mariana conversa com Melissa:

--Eu descobri tudo! Foi ele que roubou, e está tudo gravado.

Mas como você consegui isso?!

-Isso eu já não posso contar. Mas ele não perde por esperar....























A descoberta





No mesmo local Pedro e Isabella:
-Está tudo programado. Hoje nós nos encontramos no aeroporto logo depois do expediente, compramos as passagens para as Ilhas Malvinas, transferindo todo o dinheiro para um cofre lá mesmo, e ninguém fica sabendo de nada. _diz Isabella.

-Ok! Mas quero o número da conta.

-Pra quê? Está tudo sob controle!

-Eu não confio em ninguém!

-Tá o número é...

-Pode aposta que você vai se surpreender _ diz Mariana para Melissa.

Depois uma hora que o escritório estava vazio,Pedro foi à sala de Mariana:

-Presta atenção! Vai ser hoje depois do expediente, me encontra no aeroporto de Guarulhos, eu te dou metade do dinheiro, e nós fingimos que nunca nos vimos!

-Tá, mais vê se não faz nada errado, se não..

-É eu já sei!

Enquanto Isabella escuta tudo por trás da porta e diz em voz baixa:

-Então os dois estão tramando... eles que não sabem o que tem por vir.

No final do expediente todos vão embora normalmente, menos Isabella, Pedro e Camila pois vão para o aeroporto.







O grande final







Encontram-se primeiro Isabella, Pedro e Camila.

-Tudo pronto, mas antes ao banheiro feminino para dividir o dinheiro. _diz Isabella

Mas você disse.. _diz Camila.

-Mas nada! Mudei de idéia. Agora vamos

-Podem ir indo, vou fazer uns negócios e já vou.

Assim que elas saíram Pedro liga para Mariana dizendo para eles se encontrarem dentro de 40 minutos.

-A primeira parte é da Camila. E aqui a sua parte Pedro. Agora sai daqui Camila, preciso falar com o ele a sós Ah! E a partir de agora eu nunca te vi ma minha vida!

-Tá bom! Adeus a todos!

-Você deu dinheiro a ela?!

-Falso. Agora é entre você e eu. Tem algo que você está me escondendo?!

-Não porque?

-Porque você é umas das pessoas que não sabe mentir, e acha que vai passara perna, numa pessoa como eu.

Isabella pega a arma que estava na cintura de Pedro e o mata, com um só tiro.

-E pessoas como você que querem tudo acabam tendo nada.

No mesmo instante entra Mariana no banheiro e leva um tiro que também a mata.

-Ah! E você também que se acha esperta e que quer tudo, acaba não tendo nada. Aliás vocês se merecem.

Isabella sai do banheiro e vai comprar sua passagem:

-Por favor pode me dizer quando sai o vôo para as Ilhas Malvinas?

-Às 21:45 senhora.

-Você pode me dar 2 passagens por favor? Quer dizer 1 só.